sábado, 25 de fevereiro de 2012

Templo Itsu­kushima



O Templo Itsukushima é mais um templo explendido para visita, correspondendo a um santuário Xintoísmo, que se  localiza  na ilha de Itsukushima, perto da cidade Hatsukaichi. 


Este templo é bastante original, dado que foi construído sobre a água, tornado-se, em 1996 património Mundial da UNESCO. Não se sabe ao certo a razão desta construção, mas desconfia-se que tenha sido construído em homenágem às deusas guardiãs do mar (Mar Interior)  ou pela crença budista, que as almas atravessariam em barcos em direção a Gokuraku, paraíso ou terra pura budista.



Este templo é considerado um templo flutuante, uma vez que durante a noite os seus corredores ficam iluminados por lanternas, sendo por isto um monumento único. A entrada do templo é guardada por uma enorme turi:





A melhor época para poder visitar este local seria no verão, em julho, onde se poderia apanhar um festival anual ( ocorre no 17º dia do mês do calendário lunar), para homenagear as deuasas guardiãs do mar, com a presença de sacerdotes e músicos.




Referências:

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Biodiversidade no Japão

Flores de Cerejeira.
Floresta de bambus.


Jardim dos Pinheiros.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
   No Japão, a diversidade das terras e do clima proporciona-lhe uma grande variedade de plantas.
  As flores tradicionais do Japão são nomeadamente as conhecidas flores de cerejeira, que transmitem uma lembrança poética de quão rápido o mundo muda, o pinheiro, que representa a vida longa devido à sua força e flexibilidade e por último o bambu que demonstra a habilidade para superar as dificuldades e crescer com força.
   Por outro lado, não existe uma grande biodiversidade de animais selvagens no Japão, sendo os ursos os maiores mamíferos de lá, habitando as montanhas, enquanto outros animais como texugos e raposas vivem perto das fazendas e das aldeias.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Comida tradicional japonesa

Um dos pratos japoneses mais famosos e também mais antigos é o sushi, que é um prato com cerca de 200 anos e cuja forma tradicional consiste em peixe fermentado e arroz aos quais eram juntados diversos igredientes dependendo por isso do gosto de cada um.
O sushi que conhecemos hoje em dia foi criado pelo senhor Hanaya Yohei, que não recorria à fermentação mas em vez disso marinava o peixe em molho de soja para que este não se decomposesse  e servia-o imediatamente.


Existem vários tipos de sushi, sendo todos com a mesma base variando portanto no seu recheio e nas suas  coberturas, os seus tamanhos e "estruturas" também variam.


Outro prato tradicional japonês é sashimi que consiste em em ter fatias muito fininhas de peixe cru que é servido com molho de soja e wasabi, o peixe mais utilizado é o atum apesar de também serem utilizados o salmão e o peixe branco, existe outro peixe que é utilizado para fazer sashimi mas este é apenas permitido no Japão pois é venenoso e é necessário ter uma licensa para o poder preparar, servir e consumir, esse peixe chama-se fugu (peixe- balão).

Um outro prato japonês é Gyuniku Yasai-Maki que contém carne, vegetais, sal, açucar, saquê (que é uma bebida japonesa produzida apartir da fermentação do arroz, apesar de que tradicionalmente era apenas arroz, arroz fermentado e água, atualmente tem uma maior percentagem de fermentação, ou seja é mais alcoólico, e uma menor percentagem de arroz).

Referências:

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Kitaro


O seu nome verdadeiro é Masanori Takahashi, mas é mais conhecido por Kitaro. Kitaro nasceu em 4 de fevereiro de 1953 em Toyohashi.

É um grande músico, compositor e multi-instrumentista japonês, que fez um enorme sucesso internacioinalmente. As melodias de Kitaro têm o género de new age (música de diversos estílos destinadas à criação de inspiração artística, relaxamento e otimismo), folk, musica instrumental e electónica.

 Desde de novo que ambicionava tornar-se musico, mas os seus pais não o apoiaram, por isso decediu sair de casa e lançar-se. Nunca teve educação musical, apenas aprendeu a confiar nos seus ouvidos e nos seus instintos. "I never had education in music, i just learned to trust my ears and my feelings". E, por isso chegou tão longe. Kitaro foi o vencedor do Grammy em 2001 na categoria de New Age, com a melodia Thinking of You,  e anteriormente,  foi nomeado 2 vezes para o Grammy segundo a banda sonora do filme "Heaven & Earth", conseguindo ganhar o Globo de ouro para melhor trilha sonora.

Videos tirados do youtube:








sábado, 18 de fevereiro de 2012

Templo de Horyu-ji

O templo de Horyu-ji é a constução de madeira mais antiga no mundo, contruida na cidade de Nara no Japão e é um monumento budista.
O complexo de Horyu-ji é constituido por três templos:
O primeiro é em forma de pagode e é proibida a entrada a pessoas pois dizem que existem tesouros enterrados que nunca poderão ser revelados.

O segundo templo é conhecido por kondo:

E o terceiro templo é conhecido como Yumedono:

Referências:

Mitologia japonesa

Segundo a mitologia japonesa no início existiam Izanagi e Izanami dois irmãos, que foram os primeiros Deuses a partir dos quais começou a criação do mundo, eles casaram-se e tiveram vários filhos, vários Kamis.
Kamis são seres que têm poderes sobrenaturais, neste caso poderes da natureza.


O último kami que tiveram foi Kagutsuchi, o Deus do fogo, que ao nascer matou Izanami, e esta ao morrer pediu a Izanagi que esperasse por ela, mas passado algum tempo Izanagi ficou cansado de esperar e foi ao submundo procurar Izanami, encontrando-a em plena decomposição.


Izanami descontente por o marido a ver naquele estado manda os demónios do Inferno atrás dele, mas Izanagi consegue fugir. Mas Izanami volta à superficie divorciando-se do marido e voltando-se para o submundo fechando a porta dos Infernos atrás de si.
Após tudo isto Izanagi criou três Deuses:
Amaterasu, a Deusa do sol;
Tsuki-yomi, o Deus da lua;
E Susanowo, o Deus da tempestade.
Susanowo infeliz com o império dos oceanos faz maldades à sua irmã Amaterasu, obrigando-a a fechar-se numa caverna.

O mundo ficou então entregue à escuridão, mas todos os kamis decidem elaborar um plano para que a Deusa saia da caverna, e para isso fazem uma grande festa ao pé da caverna deixando Amaterasu curiosa, tão curiosa que sai da caverna.
Tendo o mundo iluminado outra vez, Susanowo é condenado a ser desterrado dos Céus.

Referências:

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Scandal



Scandal corresponde a uma banda de J-rock, formada no ano de 2006, por quatro estudantes de Osaka:  Haruna Ono (vocalista e guitarrista secundária), Tomomi Ogawa (baixista e vocalista secundária),  Mami Sasazaki(guitarrista principal),   e Rina Suzuki (baterista). Começaram por ser um pequeno grupo que foram progredindo, enquanto conciliavam a sua carreira musical com a escola. Passou pouco, até que a sua musica fosse êxito e tocassem em França, Estados Unidos e em Hong Kong. Este estílo de musica é normalmente ouvido por jovens.



Vídeos tirados do youtube:









Referências:

Joe Hisaishi

    

  Fujisawa Mamoru, conhecido profissionalmente por Joe Hisaishi, nasceu a 6 de Dezembro de 1950, no Japão na Ilha de Honshu, na cidade de Nagano.

   O grande compositor japonês distingue-se por explorar e integrar incorporar distintos géneros, designadamente minimalista, experimental electrônico, europeu clássico e japonês clássico. Além de compositor, Joe Hisaishi também é diretor musical e maestro.

Compõe para filmes, nomeadamente para os filmes de Miyazaki e  também compõem para animes (desenhos animados japoneses)


 Vídeos tirados do youtube:
                           
                                 
           Para conhecer melhor este compositor

Referencias:


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Provérbios Japoneses



A água derramada não retorna"

''Caia sete vezes, mas levante-se oito.''

''O sapo do poço, não conhece o oceano.''

''Ao erguemos a vista, não vemos fronteiras.''


''Com lenha prometida a casa não está aquecida.''

''O começo do pecado é doce e o final amargo.''

''Ao entrar numa vila, obedeça aos que nela moram.''

''O lixo, quando acumulado, também vira montanha.''

''A chuva só é um problema se tu não te quiseres molhar.''


''Mais vale morrer de pé do que viver sempre de joelhos.''
''Vença a si mesmo e terá vencido o seu próprio adversário.''

''Até a jornada de mil milhas começa com um simples passo.''

''O bambu que se curva é mais forte que o carvalho que resiste.''

''É fácil partir uma única flecha, mas é difícil partir um feixe de 10 flechas.''

''A reputação de mil anos pode ser determinada pelo comportamento de uma única hora.''

"As dificuldades são como as montanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas"


''Começar já é metade da acção.''

Ciência - Nobel




Em 2008, o prémio Nobel da físicas foi atribuído a Makoto Kobayashi e a Toshihide Maskawa, de nacionalidade japonesa, pela descoberta de  quebras de simetria que indicam a existência de pelo menos três  grupos de quaks na Natureza.

Este Nobel também foi entregue a norte-Americano, pela descoberta do mecanismo de quebra espontânia de simetria na física sub-atómica.


Makoto Kobayashi




Físico japonês, nasceu a 7 de abril de 1944, em Nagoya .
Em 1972,  concluíu o doutoramento em Física na Universidade de Nagoya, em Kyoto, ficando na mesma Universidade como investigador.

Nesse mesmo ano, o seu estudo no âmbito da investigação a que se dedicava, em conjunto como um outro físico de nome Toshihide Maskawa, publicaram um artigo sobre a quebra espontânea de simetria entre matéria e antimatéria. Os resultados a que os cientistas tinham chegado levaram a concluir que existem pelo menos três tipos de famílias de quarks (partículas elementares constituintes dos protões e neutrões) na Natureza.

A descoberta destes dois físicos tiveram visibilidade só em 2001 quando o detetor de partículas Babar, situado em Stanford - EUA e o Belle, situado em Tsukuba -Japão, detetaram quebras espontâneas de simetria. Esta confirmação comprovou a existência de quarks, tal como estes físicos tinham adiantado, acerca de três décadas.

Makoto Kobayash ao longo da sua dedicação à física recebeu inúmeros prémios nomeadamente: Nishina Memorial Prize; o J. J. Sakurai Prize; The Japan Academy Prize; e,  The Person of Cultural Merit Award.

Toshihide Maskawa


Físico japonês, nasceu a 7 de Fevereiro  de 1944, em Nagoya.
Em 1972, concluiu o doutoramento em Física na Universidade de Nagoya, em Kyoto ficando na mesma Universidade como investigador.

Pela sua dedicação à física e trabalhando em conjunto com Makoto Kobayashi  recebeu o prémio Nobel da Física, em 2008.



domingo, 12 de fevereiro de 2012

Portugueses no Japão

No reinado de D.João III, no séc XVI, passaram a haver carreiras que ligavam terras do Oriente onde os Portugueses se tinham instalado. Haviam porém homens que queriam viver a sua vida sem obedecer a ninguém e para isso arranjavam navios por conta própria ou juntavam-se a tripulações asiáticas e partiam à aventura.
Foram três aventureiros portugueses os primeiros europeus a chegar ao Japão, (António da Mota, António Peixoto e Francisco Zeimoto), navegavam a bordo de um junco chinês que uma tempestade arrastou para a ilha japonesa de Tanegashima.


Os contactos foram particularmente amistosos, e poucos anos depois havia uma carreira portuguesa com destino ao Japão.
Os artistas Japoneses deixaram um testemunho visual da chegada dos Portugueses à sua terra, pintaram os seus navios, as suas roupas.Essas figuras apareceram em vários suportes tais como: caixas, tabuleiros, etc.


Biombo Nambam
Nambam quer dizer "bárbaros do sul" que foi o nome que os Japoneses deram aos Portugueses. A arte japonesa desta época chama-se arte Nambam.



Adaptado de: "Portugal História e Lendas" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.



Monte Fuji




Apesar de termos muitas novidades sobre onde viajar no Japão, começamos por descrever a experiência de uma viagem ao  Monte Fuji situado no Parque Natural de Fuji – Hakone.
Outras mais se descreveram ao longo da construção deste Blog, cuja intenção é apenas colocar o Japão ao seu alcance, dando-lhe a conhecer sítios que independentemente de serem conhecidos, são mágicos.
E o Monte Fuji ali está


Uma viagem que nos faz atravessar o mundo, a partir de Portugal, para entrarmos num outro planeta branco e verde, e onde o amarelo das flores não são esquecidos. O ambiente melancólico da montanha – Monte Fuji fica junto às nossas mãos e o vulcão adormecido vigia-nos em tom de agradecimento enquanto nós esquecemo-nos de que estamos sobre o ponto de encontro da Placa Eurasiática, a placa de Okhotsk e da Placa das Filipinas, sendo estas placas que formam as partes ocidental e oriental do Japão e a Península de Izu.
Para trilhar aqueles caminhos montanhosos um mês é pouco.
No Japão,  o Monte Fuji é património emblemático devido aos 3776 m de altura visível em todos os Cantos do Parque Nacional de Fuji-Hakone, na península de Izu, em plena povoação de nome Hakone. Esta montanha de beleza rara, não retira a beleza que corre dos cinco belos lagos que o envolvem.
O deslumbramento pelo vulcão faz com que o visitante retire em cada fracção de tempo e lugar reflexos diversos sobre a paisagem que o envolvem. As condições meteorológicas inconstantes levam a que o Parque Natural de Fuji-Hakone, seja um lugar mágico.

                   
   
Quando ir ?


Pelo ambiente agreste da montanha é aconselhável que o viajante escolha a estação de verão que corresponde aos meses de julho e agosto. É importante saber que mesmo que se esteja na estação de verão, no topo da montanha as temperaturas chegam aos 0º C. Mesmo nesta época, os visitantes devem estar agasalhados com roupas bem quentes e capa de chuva.
Como ir ?
A viagem incia-se com a saida da cidade de Lisboa com destino a Tóquio. Chegados a Tóquio e seguindo para oeste, faz-se a viagem de Comboio “Hikari” para Odawara – Kyoto e avançamos para Fujiyoshida.
Na aventura de escalar o Monte Fuji o viajante tem várias formas de o subir. O trajeto do reconhecimento do Monte é magnifico de comboio. Tem otimas infrastruturas  de acesso. O Monte Fuji, possui na sua base quatro caminhos que permitem o reconheciemnto ao promenor daquele ambiente natural. Existe também a opção de o fazer através de autocarros.
A subida leva de 4 a 10 horas.
Muitas pessoas sobem a montanha à noite para ver o nascer do sol, não sendo esta escolha muito comum quando os grutos de turistas têm idosos e crianças.  

Durante a subida, em cada estação existem máquinas de venda de bebidas e restaurantes que vão servindo refeiçoes quentes. Existem também casas para repouso, permitindo o descanso durante o passeio, aconselhavel para que o organismo se habitue de forma gradual a altitude.
O Monte Fuji oferece o nascer/pôr do sol inesquecível.
No topo da montanha o viajante pode enviar postais com selos que apenas existe no posto dos correios no ponto mais alto da montanha.
E, o mais atrativo da viagem é o facto de se estar perto da cratera do vulcão ativo, mas adormecido.

Conselhos:

Neste tipo de passeio o viajante para além de ter de ir vestido a rigor esperando temperaturas de 0.º C, deve ter sempre consigo água, para que possa estar constantemente a hidratar-se. A utilização das casas de banho são pagas e não são baratas.
Símbolo espiritual, montanha da fé…
Montanha mãe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...