domingo, 14 de outubro de 2012

Nobel da Medicina 2012




                              
O prémio Nobel da Medicina 2012 foi atribuído a dois cientistas: John Gurdon, que nasceu no Reino Unido, em 1933; e, Shinya Yamanaka que nasceu no Japão, em 1962, que em 2006, descobriu como células madura intatas em ratos podem ser reprogramadas para se tornarem células estaminais.
Este cientista, «ao introduzir apenas alguns genes, ele reprogramou células maduras para se tornarem células estaminais pluripotentes, ou seja, células imaturas que podem transformar-se em qualquer tipo de célula no organismo» afirma do Comité Nobel.
Estas descobertas tem o poder revolucionário no entendimento do Comité Nobel, mudaram «por completo» a forma como a ciência vê o desenvolvimento e a especialização celulares.

A notícia publicada diz: «Compreendemos hoje que a célula madura não tem de ficar confinada para sempre ao seu estado especializado. Os manuais foram reescritos e estabeleceram-se novos campos de investigação. Ao reprogramar células humanas, os cientistas criaram novas oportunidades de estudar doenças e desenvolver métodos de diagnóstico e terapia", acrescenta o mesmo comunicado».
E: «As células estaminais pluripotentes são as células existentes num embrião nos primeiros dias após a conceção. São células que podem transformar-se em quaisquer células existentes no organismo adulto - células nervosas, a células musculares, células do fígado - especializadas para cumprir funções específicas».

Shinya Yamanaka nasceu em Osaka em 1962.
Licenciou-se em Medicina em 1987 na Universidade de Kobe.  
Doutorou-se na Universidade de Osaka em 1993.
Trabalhou no Instituto Gladstone em São Francisco, EUA, e no Instituto Nara de Ciência e Tecnologia, no Japão.
Atualmente é professor na Universidade de Quioto. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...