terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ciência - Nobel




Em 2008, o prémio Nobel da físicas foi atribuído a Makoto Kobayashi e a Toshihide Maskawa, de nacionalidade japonesa, pela descoberta de  quebras de simetria que indicam a existência de pelo menos três  grupos de quaks na Natureza.

Este Nobel também foi entregue a norte-Americano, pela descoberta do mecanismo de quebra espontânia de simetria na física sub-atómica.


Makoto Kobayashi




Físico japonês, nasceu a 7 de abril de 1944, em Nagoya .
Em 1972,  concluíu o doutoramento em Física na Universidade de Nagoya, em Kyoto, ficando na mesma Universidade como investigador.

Nesse mesmo ano, o seu estudo no âmbito da investigação a que se dedicava, em conjunto como um outro físico de nome Toshihide Maskawa, publicaram um artigo sobre a quebra espontânea de simetria entre matéria e antimatéria. Os resultados a que os cientistas tinham chegado levaram a concluir que existem pelo menos três tipos de famílias de quarks (partículas elementares constituintes dos protões e neutrões) na Natureza.

A descoberta destes dois físicos tiveram visibilidade só em 2001 quando o detetor de partículas Babar, situado em Stanford - EUA e o Belle, situado em Tsukuba -Japão, detetaram quebras espontâneas de simetria. Esta confirmação comprovou a existência de quarks, tal como estes físicos tinham adiantado, acerca de três décadas.

Makoto Kobayash ao longo da sua dedicação à física recebeu inúmeros prémios nomeadamente: Nishina Memorial Prize; o J. J. Sakurai Prize; The Japan Academy Prize; e,  The Person of Cultural Merit Award.

Toshihide Maskawa


Físico japonês, nasceu a 7 de Fevereiro  de 1944, em Nagoya.
Em 1972, concluiu o doutoramento em Física na Universidade de Nagoya, em Kyoto ficando na mesma Universidade como investigador.

Pela sua dedicação à física e trabalhando em conjunto com Makoto Kobayashi  recebeu o prémio Nobel da Física, em 2008.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...