domingo, 12 de fevereiro de 2012

Monte Fuji




Apesar de termos muitas novidades sobre onde viajar no Japão, começamos por descrever a experiência de uma viagem ao  Monte Fuji situado no Parque Natural de Fuji – Hakone.
Outras mais se descreveram ao longo da construção deste Blog, cuja intenção é apenas colocar o Japão ao seu alcance, dando-lhe a conhecer sítios que independentemente de serem conhecidos, são mágicos.
E o Monte Fuji ali está


Uma viagem que nos faz atravessar o mundo, a partir de Portugal, para entrarmos num outro planeta branco e verde, e onde o amarelo das flores não são esquecidos. O ambiente melancólico da montanha – Monte Fuji fica junto às nossas mãos e o vulcão adormecido vigia-nos em tom de agradecimento enquanto nós esquecemo-nos de que estamos sobre o ponto de encontro da Placa Eurasiática, a placa de Okhotsk e da Placa das Filipinas, sendo estas placas que formam as partes ocidental e oriental do Japão e a Península de Izu.
Para trilhar aqueles caminhos montanhosos um mês é pouco.
No Japão,  o Monte Fuji é património emblemático devido aos 3776 m de altura visível em todos os Cantos do Parque Nacional de Fuji-Hakone, na península de Izu, em plena povoação de nome Hakone. Esta montanha de beleza rara, não retira a beleza que corre dos cinco belos lagos que o envolvem.
O deslumbramento pelo vulcão faz com que o visitante retire em cada fracção de tempo e lugar reflexos diversos sobre a paisagem que o envolvem. As condições meteorológicas inconstantes levam a que o Parque Natural de Fuji-Hakone, seja um lugar mágico.

                   
   
Quando ir ?


Pelo ambiente agreste da montanha é aconselhável que o viajante escolha a estação de verão que corresponde aos meses de julho e agosto. É importante saber que mesmo que se esteja na estação de verão, no topo da montanha as temperaturas chegam aos 0º C. Mesmo nesta época, os visitantes devem estar agasalhados com roupas bem quentes e capa de chuva.
Como ir ?
A viagem incia-se com a saida da cidade de Lisboa com destino a Tóquio. Chegados a Tóquio e seguindo para oeste, faz-se a viagem de Comboio “Hikari” para Odawara – Kyoto e avançamos para Fujiyoshida.
Na aventura de escalar o Monte Fuji o viajante tem várias formas de o subir. O trajeto do reconhecimento do Monte é magnifico de comboio. Tem otimas infrastruturas  de acesso. O Monte Fuji, possui na sua base quatro caminhos que permitem o reconheciemnto ao promenor daquele ambiente natural. Existe também a opção de o fazer através de autocarros.
A subida leva de 4 a 10 horas.
Muitas pessoas sobem a montanha à noite para ver o nascer do sol, não sendo esta escolha muito comum quando os grutos de turistas têm idosos e crianças.  

Durante a subida, em cada estação existem máquinas de venda de bebidas e restaurantes que vão servindo refeiçoes quentes. Existem também casas para repouso, permitindo o descanso durante o passeio, aconselhavel para que o organismo se habitue de forma gradual a altitude.
O Monte Fuji oferece o nascer/pôr do sol inesquecível.
No topo da montanha o viajante pode enviar postais com selos que apenas existe no posto dos correios no ponto mais alto da montanha.
E, o mais atrativo da viagem é o facto de se estar perto da cratera do vulcão ativo, mas adormecido.

Conselhos:

Neste tipo de passeio o viajante para além de ter de ir vestido a rigor esperando temperaturas de 0.º C, deve ter sempre consigo água, para que possa estar constantemente a hidratar-se. A utilização das casas de banho são pagas e não são baratas.
Símbolo espiritual, montanha da fé…
Montanha mãe!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...