quinta-feira, 12 de abril de 2012

Utensílios utilizados na culinária Japonesa


   Para a iniciação da cozinha japonesa é necessário diversos utensílios, no qual serão aqui exemplificados:

Manaita - Tábua de picar
   
   Esta tábua é necessária para cozinhar sushi ou sashimi. Consiste numa tábua de madeira para cortar alimentos. Recentemente, a maioria das pessoas utilizam mais as tábuas de plástico ou de resina, uma vez que é mais fácil a sua limpeza.


Sudare

    Corresponde a uma esteira de bambu, no qual é utilizada para fazer sushi enrolado.
   


Saibashi - Pauzinhos

   São os pauzinhos que são manuseados para cozinhar ou para apanhar a comida. Estes são um pouco diferentes dos pauzinhos com que as pessoas se alimentam, são mais compridos, medindo 30 cm ou mais, são feitos de bambu ou de metal. Assim, os Saibashi são capazes de proteger as mãos do calor.


Hashis - Pauzinhos

   Correspondem aos pauzinhos com que normalmente os orientais se alimentam, sendo um género de talheres. Estes pauzinhos são feitos de madeira, de bambu, marfim metal ou plástico. Existem, então regras de etiqueta na utilização destes pauzinhos:
  • Não é adequado cruzar o hashi;
  • O mais correto é segurar o hashi perto da parte final, e não no começo ou no meio;
  • Não é adequado espetar o hashi na comida, dado que há um costume no Japão em que se espeta o hashi numa taça de arroz e transporta-lo durante um velório, no cemitério.
  • É mais correto utilizar o hashis na mão direita e utilizar a mão esquerda para movimentar as taças de arroz e de sopa;
  • O melhor é apanhar a comida pelas laterais, e não na posição vertical



Hangiri - Tina para o arroz

   Hangiri corresponde a um recipiente largo e baixo, usado para misturar o arroz de sushi, dando uma textura perfeita. Esta tina é formada de madeira de cipreste delimitada por um aro de cobre. Deste modo, a madeira pode absorver o excesso de humidade.



Uchiwa - Abanador

    Este instrumento de cozinha é utilizado para facilitar a evaporação e para remover liquídos, conseguindo, deste modo um melhor sabor e uma textura decente do arroz de sushi. Uchiwa é constituído por tiras de bambu cobertas com seda ou papel.



Owan - Tigela de sopa

    Owan  é uma tigela de sopa, onde normalmente serve-se sopa de missô - missoshiru. Não é necessário o uso de uma colher para comer a sopa, basta movimentar o owan, com ambas as mãos até a boca.



Facas

    As Facas são muito importantes na cozinha japonesa, sendo um utensílio essencial para os chefs de sushi. As facas de aço de boa qualidade são capazes de realizar cortes perfeitos, para afiá-las pode ser necessário pedras de afiar e um pano húmido para limpar as lâminas, durante se cozinha. 


  • Deba-bocho - Cutelos   
    Correspondem a enormes e pesadas facas que constituem uma lâmina triangular capaz de cortar o osso.

  • Nakiri-bocho - Facas de Legumes
    Estas facas são mais leves que os cutelos, possuindo uma lâmina retângular.

  • Sashimi-bocho - Facas de peixe
    As facas de peixes são diferentes destas ultimas, sendo mais compridas e bastante finas. São utilizadas para a fazer filetes, fatiar o peixe e fatiar o sushi enrolado, consuzindo a uma grande perfeição. Em Osaka as facas mais conhecidas são as pontiagudas e em Tóquio são populares as de gume cego.

Referências:

Santana,Constança; Editora Livros e Livros; Sushi e Sushimi- os segredos do sushi para a cozinha criativa, 2004

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...