quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Comida tradicional japonesa

Um dos pratos japoneses mais famosos e também mais antigos é o sushi, que é um prato com cerca de 200 anos e cuja forma tradicional consiste em peixe fermentado e arroz aos quais eram juntados diversos igredientes dependendo por isso do gosto de cada um.
O sushi que conhecemos hoje em dia foi criado pelo senhor Hanaya Yohei, que não recorria à fermentação mas em vez disso marinava o peixe em molho de soja para que este não se decomposesse  e servia-o imediatamente.


Existem vários tipos de sushi, sendo todos com a mesma base variando portanto no seu recheio e nas suas  coberturas, os seus tamanhos e "estruturas" também variam.


Outro prato tradicional japonês é sashimi que consiste em em ter fatias muito fininhas de peixe cru que é servido com molho de soja e wasabi, o peixe mais utilizado é o atum apesar de também serem utilizados o salmão e o peixe branco, existe outro peixe que é utilizado para fazer sashimi mas este é apenas permitido no Japão pois é venenoso e é necessário ter uma licensa para o poder preparar, servir e consumir, esse peixe chama-se fugu (peixe- balão).

Um outro prato japonês é Gyuniku Yasai-Maki que contém carne, vegetais, sal, açucar, saquê (que é uma bebida japonesa produzida apartir da fermentação do arroz, apesar de que tradicionalmente era apenas arroz, arroz fermentado e água, atualmente tem uma maior percentagem de fermentação, ou seja é mais alcoólico, e uma menor percentagem de arroz).

Referências:

2 comentários:

  1. gostei muito do site, estou anotando tudo no meu caderno, esse site esclareceu muitas dúvidas minhas, obrigada

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post! www.okabesushibar.com.br

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...